Os queimadores são fabricados para atender equipamentos de secagem de areias e britas, geralmente instalados em Secadores Rotativos.
Os queimadores são providos de válvula proporcional/micrométrica, garantindo uma queima por completa do combustível. A válvula proporcional/micrométrica tem a função de manter a mistura de ar/combustível na proporção exata, mantendo uma mistura perfeita e diminuindo o consuma de combustível.
Aos queimadores é instalado manômetro analógico, termômetro analógico, eletrodos de ignição, sensor de chama e painel de comando.
O sensor de chama permite em modo automático o desligamento do queimador quando o sensor não detectar chama, eliminando o risco de explosão por falta de combustível ou se o fogo apagar evitando também a contaminação do agregado com combustível.
A chama do queimador pode ser regulada a distância conforme a produção da usina, permitindo ao operador controlar a potência do queimador conforme a produção da usina.
A partida do queimador é feita com o auxilio de chama piloto e eletrodos de ignição, não havendo a necessidade de intervenção do operador ou de mão de obra auxiliar.
O queimador é provido de regulador de abertura da chama podendo ser regulado o leque conforme o diâmetro do secador, evitando que o fogo comprometa as palhetas e o corpo do secador.